Firelight Media abre inscrições para o Fundo William Greaves de Pesquisa e Desenvolvimento
Em seu quinto ano, o Fundo apoia documentaristas em meio de carreira provenientes dos Estados Unidos e da América Latina.
Firelight Media, o principal destino para o cinema de não ficção de e sobre comunidades minorizadas, anunciou a convocação para o quinto ciclo do Fundo William Greaves de Pesquisa e Desenvolvimento para cineastas que representam minorias.
O Fundo William Greaves de Pesquisa e Desenvolvimento é voltado para cineastas sediados nos EUA, no México, no Brasil, em Porto Rico e na Colômbia, com interesse especial naqueles que se identificam como indígenas e/ou afrodescendentes. O Fundo William Greaves de Pesquisa e Desenvolvimento inclui subsídios de até US$ 40 mil para apoiar a pesquisa e o desenvolvimento de um filme de não ficção. O financiamento poderá ser usado em pesquisas e no desenvolvimento de tratamentos de filmes, decks de apresentação, bobinas e outros materiais necessários para a captação de recursos.
A lista de quem já recebeu financiamento do Fundo de Pesquisa e Desenvolvimento inclui cineastas como Giselle Bailey, Everlane Moraes, S. Leo Chiang, Ángela Carabalí, Lourdes Portillo (falecida) e Juan Carlos Dávila Santiago, entre outros. Após receber o apoio do Fundo de Pesquisa e Desenvolvimento, Zenón, filme de Dávila Santiago, recebeu também financiamento de coprodução por meio do Fundo William Greaves de Produção, uma parceria da Firelight Media com a PBS. Mais recentemente, o filme recebeu US$ 150 mil pelo Prêmio PitchBLACK da Black Public Media. O Fundo William Greaves de Pesquisa e Desenvolvimento recebe o apoio de instituições como Perspective Fund, Hearthland Foundation e Jonathan Logan Family Foundation.
O Fundo William Greaves de Pesquisa e Desenvolvimento e o Fundo William Greaves de Produção da PBS/Firelight, criado em 2022, têm o objetivo de abordar os desafios estruturais persistentes que muitos cineastas minorizados enfrentam ao tentar permanecer em atividade depois de produzir os seus primeiros filmes. Ambos os fundos recebem o nome de William Greaves, mentor de longa data de Stanley Nelson, o cofundador da Firelight Media. O legado que Greaves deixou na área de documentários inclui a produção da Black Journal, inovadora revista de notícias sobre produção televisiva, além de mais de 200 documentários ao longo de seus 60 anos de carreira.
As inscrições para o Fundo William Greaves de Pesquisa e Desenvolvimento ficarão abertas até 8 de julho de 2024 e estão disponíveis em inglês, espanhol e português.
Para obter informações sobre o Fundo William Greaves de Pesquisa e Desenvolvimento, clique aqui.
Sobre a Firelight Media
Firelight Media é o principal destino para o cinema de não ficção de e sobre comunidades minorizadas. A Firelight Media produz documentários, apoia cineastas de comunidades minorizadas e atrai o público para a sua obra. Os programas da Firelight Media incluem o Documentary Lab (bolsa de estudos de 18 meses para cineastas emergentes e com subrrepresentação), o Groundwork Regional Lab (apoio a cineastas do sul, meio-oeste e territórios dos EUA) e o Fundo William Greaves para cineastas em meio de carreira. A Firelight Media também produz séries de curtas digitais, incluindo a futura segunda temporada de In the Making, em colaboração com PBS American Masters, e HOMEGROWN: A Part Of/Apart From com a PBS.