Firelight Media abre inscrições para o Fundo William Greaves de Pesquisa e Desenvolvimento

Firelight Media
3 min readJun 6, 2024

Em seu quinto ano, o Fundo apoia documentaristas em meio de carreira provenientes dos Estados Unidos e da América Latina.

Firelight Media, o principal destino para o cinema de não ficção de e sobre comunidades minorizadas, anunciou a convocação para o quinto ciclo do Fundo William Greaves de Pesquisa e Desenvolvimento para cineastas que representam minorias.

O Fundo William Greaves de Pesquisa e Desenvolvimento é voltado para cineastas sediados nos EUA, no México, no Brasil, em Porto Rico e na Colômbia, com interesse especial naqueles que se identificam como indígenas e/ou afrodescendentes. O Fundo William Greaves de Pesquisa e Desenvolvimento inclui subsídios de até US$ 40 mil para apoiar a pesquisa e o desenvolvimento de um filme de não ficção. O financiamento poderá ser usado em pesquisas e no desenvolvimento de tratamentos de filmes, decks de apresentação, bobinas e outros materiais necessários para a captação de recursos.

A lista de quem já recebeu financiamento do Fundo de Pesquisa e Desenvolvimento inclui cineastas como Giselle Bailey, Everlane Moraes, S. Leo Chiang, Ángela Carabalí, Lourdes Portillo (falecida) e Juan Carlos Dávila Santiago, entre outros. Após receber o apoio do Fundo de Pesquisa e Desenvolvimento, Zenón, filme de Dávila Santiago, recebeu também financiamento de coprodução por meio do Fundo William Greaves de Produção, uma parceria da Firelight Media com a PBS. Mais recentemente, o filme recebeu US$ 150 mil pelo Prêmio PitchBLACK da Black Public Media. O Fundo William Greaves de Pesquisa e Desenvolvimento recebe o apoio de instituições como Perspective Fund, Hearthland Foundation e Jonathan Logan Family Foundation.

O Fundo William Greaves de Pesquisa e Desenvolvimento e o Fundo William Greaves de Produção da PBS/Firelight, criado em 2022, têm o objetivo de abordar os desafios estruturais persistentes que muitos cineastas minorizados enfrentam ao tentar permanecer em atividade depois de produzir os seus primeiros filmes. Ambos os fundos recebem o nome de William Greaves, mentor de longa data de Stanley Nelson, o cofundador da Firelight Media. O legado que Greaves deixou na área de documentários inclui a produção da Black Journal, inovadora revista de notícias sobre produção televisiva, além de mais de 200 documentários ao longo de seus 60 anos de carreira.

As inscrições para o Fundo William Greaves de Pesquisa e Desenvolvimento ficarão abertas até 8 de julho de 2024 e estão disponíveis em inglês, espanhol e português.

Para obter informações sobre o Fundo William Greaves de Pesquisa e Desenvolvimento, clique aqui.

Sobre a Firelight Media

Firelight Media é o principal destino para o cinema de não ficção de e sobre comunidades minorizadas. A Firelight Media produz documentários, apoia cineastas de comunidades minorizadas e atrai o público para a sua obra. Os programas da Firelight Media incluem o Documentary Lab (bolsa de estudos de 18 meses para cineastas emergentes e com subrrepresentação), o Groundwork Regional Lab (apoio a cineastas do sul, meio-oeste e territórios dos EUA) e o Fundo William Greaves para cineastas em meio de carreira. A Firelight Media também produz séries de curtas digitais, incluindo a futura segunda temporada de In the Making, em colaboração com PBS American Masters, e HOMEGROWN: A Part Of/Apart From com a PBS.

Sign up to discover human stories that deepen your understanding of the world.

Free

Distraction-free reading. No ads.

Organize your knowledge with lists and highlights.

Tell your story. Find your audience.

Membership

Read member-only stories

Support writers you read most

Earn money for your writing

Listen to audio narrations

Read offline with the Medium app

Firelight Media
Firelight Media

Written by Firelight Media

Firelight Media is a nonprofit organization that supports, resources, and advocates on behalf of documentary filmmakers of color.

No responses yet

Write a response